BLOG

Para as pessoas que escutam normalmente, pode ser que você nunca tenha prestado atenção nele. Esse recurso trata-se da legenda oculta, mais conhecida como Closed Caption (CC), que é uma ferramenta obrigatória para o sistema de Radiodifusão no Brasil desde 2006, com o intuito de inclusão social. Pessoas com perda auditiva precisam dessa função para acompanhar programas de televisão. Atualmente os canais de televisão abertos precisam oferecer ao menos 20 horas diárias de programação com a opção de Closed Caption.

O processo de produção das legendas ocultas, não é tão simples como parece. Para que o texto apareça na tela quase que ao mesmo tempo que o som sai do aparelho de televisão, é necessária uma equipe especializada, dominante da língua portuguesa e muito veloz.

Tudo que é dito no programa é repetido por um profissional dentro de uma cabine, de forma clara, respeitando os fonemas das palavras e informando as pontuações das frases; esta fala, é recitadas em um microfone, conectado a um computador com um programa que transforma o som da voz em texto. Além disso, o legendista tem acesso a um teclado, no qual insere informações de ruídos do ambiente da cena, como risos, música lenta, música dançante…

Quando um programa é ao vivo, pode haver um atraso da legenda em relação ao texto, mas em programas gravados, o processo de legendagem é feito antes dele ir ao ar, permitindo assim, mais sincronismo entre texto, imagem e som.

Para acessar esse recurso, basta colocar a sua televisão no mudo que automaticamente as legendas começarão a aparecer.

Fontes: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-produzidos-os-closed-captions-para-programas-ao-vivo

http://www.anatel.gov.br/legislacao/normas-do-mc/442-portaria-310%20

https://desculpenaoouvi.com.br/acessibilidade-na-tv-aparecida-os-bastidores-do-closed-caption/
https://cronicasdasurdez.com/entrevista-com-uma-expert-em-closed-caption/