BLOG

“O problema não é que eu não enxergo cores, é que vocês enxergam”. Quando criança, o artista Neil Harbisson não enxergava cores. Ele nasceu com uma deficiência que o permitia enxergar apenas em preto e branco. Por anos, ele acreditou que todas as pessoas fossem iguais a ele, até que um dia descobriu que, na verdade, ele que era diferente.

Neil ficou muito curioso para saber o que e como eram as cores. Após juntar-se com um amigo, desenvolveram alguns dispositivos para que ele pudesse perceber as cores. Assim, foi criado um dispositivo que transformava as cores em ondas sonoras e que fez Neil ouvir as cores. O dispositivo exigia que ele carregasse um computador nas costas e uma espécie de tira que ficava ao redor de sua cabeça, para sustentar uma pequena câmera. O computador transformava a imagem em sons, de acordo com suas cores.

Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, Neil conseguiu criar um microchip que faz o trabalho do computador. Este chip foi implantado em sua cabeça e conectado a uma câmera mais moderna e compacta, que fica em sua cabeça, como uma antena flexível. Basta que ele aponte para a cor que os sons chegam instantaneamente ao seu cérebro.

Hoje, Neil Harbisson é um grande artista contemporâneo com um instituto que incentiva pessoas a pesquisarem como ter novas percepções sensoriais, para mudarem suas vidas através da tecnologia.

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=ygRNoieAnzI
https://www.youtube.com/watch?v=d_mmwrbDGac